Comemoradas no mês de Junho as tradicionais Festas Juninas no Ceará é um verdadeiro espetáculo para turistas e moradores locais onde essas festas são realizadas. Nesse período de festividades, são realizadas homenagens aos santos católicos São Pedro, São João e Santo Antônio, onde no dia 13 de Junho as comemorações são voltadas a Santo Antônio (popularmente conhecido como o santo “casamenteiro”). Na oportunidade as moças e rapazes solteiros buscam na bênção do Santo um relacionamento. No dia 24 é celebrado o dia de São João, que para alguns é conhecido como o “Santo festeiro” e no dia 29 é comemorado o dia de São Pedro (popularmente conhecido como “O porteiro dos céus” ou aquele que envia a chuva).
Durante as festas juninas, uma variedades de comidas típicas regionais podem ser encontradas. Podemos destacar algumas que você não pode deixar de experimentar durante as festividades juninas A canjica, o curau, a pamonha, o arroz doce, o pé de moleque, o bolo de milho e muitas outras, que costumam agradar o paladar e divulgar um pouco mais da culinária cearense, que faz sucesso no mundo todo por sua peculiaridades.
Um outro ponto forte nessas festividades são os festivais de quadrilhas juninas que é uma das manifestações culturais mais representativa do São João. Embaladas pelos famosos versos de Luiz Gonzaga como “Olha pro céu, meu amor, veja como ele está lindo”… e muitos outros, rapazes com blusas de manga longa, chapéu de palha e moças com vestidos longos e rodados formam pares de dança. Mas não é qualquer tipo de dança, na ocasião histórias são contadas, casamentos fictícios são realizados e o que prevalece é a alegria. Nesses festivais sempre o maior ganhador não são aqueles que se apresentam com um desempenho impecável. O maior ganhador é o público, que tem uma oportunidade de conhecer melhor a cultura cearense. Você é o nosso convidado a participar dessas festividades e continuar nos acompanhando através da série Festividades Cearenses!